O que é Metaverso em 2023?

Primeira postagem do ano? Totalmente minha? Uhuu, festa virtual pra Danii!

Homem interagindo com realidade virtual usando óculos.


Ta. Todo mundo tá falando de metaverso o tempo todo, as notícias de tecnologia só tem manchetes sobre isso, nem inteligência artificial é mais tão interessante, e olha que tem umas contratando advogados e causando alvoroço, hein! - E o que raios afinal - de uma vez por todas - é metaverso?

Já leu dezenas de sites e não entendeu a diferença disso pra jogos online de mundo aberto ou redes sociais somadas a uma interatividade imersiva? Então vamos destrinchar de uma vez por todas este assunto!

Parto do pressuposto que você sabe o que são os seguintes termos: Realidade Virtual e Realidade Aumentada.
Se não souber, tudo bem, vamos explicar um pouco de cada uma, mas você também pode acessar nosso glossário clicando aqui. Você também pode ver nosso vídeo super explicado ou nossa playlist no youtube com vários assuntos clicando aqui!

Os, vamos começar.
Pra quem não me conhece eu sou Daniana Melo. Sou entusiasta de tecnologia e trabalho com análise técnica de informática e telecomunicação. Metaverso é minha paixão mesmo antes de existir, quando eu ainda sonhava em um dia sair da Matrix. Sim, sair, porque diferente do outro autor deste blog, eu acredito que estejamos em uma simulação.


Mas nada disso vai importar tanto em alguns anos, porque estaremos apenas nos movendo dentro e entre metaversos, com poucas saídas para o universo (chamamos de universo, aqui no blog, o mundo real).

Acontece que muito que disseram em 2022 e muito que já estão falando em 2023 não tem nada a ver com metaverso - pelo menos não na prática. Porque na prática?

Vamos lá. Vamos começar a explicar este assunto de forma correta:
O nome metaverso, acredito que você já saiba, vem de um livro de um autor Cyberpunk chamado Neal Stephenson que, em seu livro Snow Crash, descreveu um mundo virtual que as pessoas acessavam pelo computador para entretenimento, realizar tarefas, encontrar pessoas, realizar eventos virtuais, entre outros. Se você quiser saber mais sobre este livro, veja nossa postagem sobre esta maravilhosa obra.

Acontece que, o significado da palavra significa "além do universo", e a semântica sugere qualquer coisa que não seja o universo real. Já o significado de metaverso no livro do Stephenson significa um ambiente virtual simulado que é projetado de forma imersiva para o usuário como se ele realmente estivesse lá. Este conceito pode ser visto em alguns filmes que já falamos nesta postagem aqui, como Matrix e Jogador número 1.

A ideia não é nova. Eu, por exemplo, já falo que vivemos em uma realidade simulada há pelo menos 10 anos. O Walter, co-autor deste blog me contou que já fala sobre isso há 20 anos, desde o filme Matrix. Já sabíamos que o mundo estava se encaminhando para isso e que novas tecnologias estavam tronando isso cada vez mais próximo. O Walter também chegou a escrever outro blog há alguns anos falando sobre as tecnologias para o que ele chamava na época de DigiWorld: uma junção das palavras em inglês "mundo" e "digital".

Então, o Facebook Inc., empresa de Mark Zuckerberg comprou uma empresa que produzia óculos de realidade virtual. E se você não entende muito sobre isso e está perdido, a gente já chega lá.
O fato do Zuckerberg adquirir esta empresa foi estranho, afinal ele trabalha com redes sociais e não jogos. Mas como esses bilionários sempre querem mais negócios, quem imaginaria.

Homem usando oculos VRBOX


Estes óculos de realidade virtual permite que um mundo virtual similar aos de filmes de animação ou games seja gerado em 3d bem na sua frente de forma imersiva. Assim, parece que você está realmente no ambiente, e não olhando através de uma tela. Os sensores nos óculos ou dispositivo acoplado aos óculos permite que você olhe pelo ambiente somente mexendo a cabeça. É algo realmente impressionante.

Foi então que tudo mudou em meados de 2021, o CEO mudou o nome da empresa de Facebook para META e informou que seu foco seria em criar o futuro das redes sociais.

Como já dissemos, nós já sabíamos que um dia nos encaminharíamos para esse tal mundo virtual, mas não tão cedo. Acontece que esse anúncio do Zuckerberg gerou um alvoroço imenso e movimentou bilhões de dólares em apenas 2 anos. Várias empresas surgiram se dizendo metaverso, startups desenvolvendo tecnologias, grifes criando verões virtuais de produtos para um metaverso que sequer está pronto, o Mark percebendo o potencial anuncia Horizon Worlds como o primeiro metaverso social, não tem regulamentação, nem moderação, nem tecnologia suficiente, e as pessoas ficam perdidas. Projetos de criptomoedas aproveitam o Fomo e o hype para criar tokens inúteis que dizem que servem para metaverso e até alguns malucos mapearam ambientes reais e virtuais e começaram a vender terrenos virtuais e - acreditem - tem quem gaste milhões com isso. Nada contra um rapper milionário torrar seus dólares. Faz parte do marketing, o Neymar comprou um macaco virtual em forma de figurinha por alguns milhões também... Mas ver pessoas investindo nisso me gela a espinha. Saiba mais sobre isso neste link.

Tá. Falei falei, filosofei e não expliquei nada. Então vamos para a parte 2, as tecnologias envolvidas nisso:

A Realidade Virtual é uma simulação de um ambiente virtual criado em computador como os que todos já conhecem de filmes como Avatar e Star Wars ou animações Disney e videogames ultra realistas modernos, contudo, projetado nos seus olhos em vez de uma tela de TV ou celular. Para isso, são usados óculos especiais como o da imagem abaixo que simula duas imagens levemente diferentes - uma para cada olho, dando ao nosso cérebro a mesma sensação da visão real em vez de algo numa tela plana. Os óculos também contém sensores de direção e posição que permitem que você possa virar a cabeça e ver o que está ao seu lado, em vez de ver apenas uma parte da imagem. É realmente incrível e - se você ainda não experimentou - precisa usar pelo menos uma vez (exceto para montanhas Russas).

A Realidade Aumentada é quando alguma coisa virtual é adicionada a imagem real. Os hologramas são exemplos de realidade aumentada. São usados mais em óculos da Microsoft, Hololens e nos da Google.



Aí agora vem a parte complicada: Como definir o que é e o que não é metaverso. Se formos seguir pela ideia de Neal Stephenson no saturado livro Snow Crash, metaverso é um ambiente virtual gerado por computador para interação com imersão total. Assim, só pode ser considerado metaverso se for com óculos de realidade e tiver liberdade de movimentação e comunicação. Mas se for consideram somente o significado de metaverso, isto é: alem do universo, qualquer coisa virtual poderia ser metaverso, até jogos e simulações, sites como Facebook e chats como Telegram. Mas ninguém usa este significado mais puro porque ele engloba simplesmente todos os jogos virtuais e a internet, e isso não é novo nem empolgante.

O que geralmente está sendo descrito como metaverso é qualquer ambiente virtual online que possa ter interatividade e foco social. Não necessariamente usando óculos ou de forma imersiva – já que caiu a ficha ano passado que não temos tecnologia suficiente pra gerar esse querido mundo ainda, saiba mais sobre as tecnologias aqui.

Considerando então a descrição acima, muito antes do Horizons, já temos o Second Life (todo mundo fala deste também) que era um game baseado em interação social, mas eu não jogava este, eu gostava muito de um chamado IMVU e também o sensacional Hotel Habbo. Eles se enquadram nessa descrição de metaverso e deixam o Horizons da Meta pra trás. Além disso, temos também alguns de celular, como Sweet Dance e Freefire (também dispensa comentários).

foto do game interativo online Habbo Hotel


Eu acredito, pessoal, que daqui a mais uns 2 ou 3 anos, tenhamos uma definição mais específica do que é ou não metaverso e até já tenhamos alguns metaversos funcionais e interessantes. Mas por enquanto, a maioria das empresas de tecnologia estão dando um tempo de "metaversos" e focando em Inteligência Artificial que é o assunto do momento. Não ta sabendo?  Clica aqui e saiba mais.

Não esquece de deixar aquele comentário aí em baixo, please. Beijo e até mais.


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