Já tem uma postagem aqui no blog sobre a definição de metaverso, é verdade. Esse link aqui.
Mas a definição pode ir mudando com o passar do tempo, e conforme as tecnologias evoluem e o comportamento das pessoas vão mudando e o futuro vai sendo construído.
Então vou postar mais uma vez sobre isso e o Walter vai deixando a postagem mais recente na página inicial do blog.
Como todos ja sabem, o significado da palavra é algo como "além do universo" e foi citado em várias publicações cyberpunks do fim do século passado nos primórdios da web antes de como a conhecemos hoje. Destaque para o maravilho livro Snow Crash do Neal Stephenson (e toda a obra dele, claro) que cita de uma forma bem parecida com o que acreditamos ser o metaverso maduro. Ele não foi o único com essa idéia, mas foi um dos primeiros e que melhor colocou isso em nossas mentes. Leitura indispensável. Saiba mais neste link.
A gente também gosta muito de fazer referências a filmes porque acho que é dos jeitos mais legais da pessoa conseguir entender, porque você entra na história e a empatia fica bem maior. Se quiser saber sobre os filmes que indicamos, o link é este aqui. De longe, o filme mais próximo do que acreditamos que serão os metaversos é Jogador Nº1.
A gente ás vezes fala metaversos no plural pois acreditamos que não existirá só um metaverso, mas vários. Assim como existem várias redes sociais e vários sites, você sai de um e entra no outro, você poderá sair do Horizon e ir pro Roblox. E quando falarmos "universo" aqui no blog, nos referimos ao mundo real.
Voltando a definição inicial, metaversos são ambientes virtuais parecidos com os de jogos de videogames ou filmes, gerado por computador e simulados em um óculos de realidade virtual que faz você sentir como se estivesse lá. Uma segunda vida, virtual, onde você poderá encontrar e conversar com outras pessoas, jogar, viajar, se divertir, trabalhar, entre outras coisas.
Acreditamos que, com o tempo, com a evolução (sim, os metaversos vão amadurecer - saiba mais), passaremos mais tempo lá do que aqui e teremos mais coisas pra fazer lá no metaverso do que no universo.
Se não tiver óculos de realidade virtual, já é possível entrar em alguns metaversos usando celular ou computador, mas a experiência é inferior, claro, mais parecida com um jogo ou simulação.
0 Comentários