Todo mundo está falando de inteligência artificial e, realmente, ela impressiona. A verdade é que ela já existe há muitos anos, desde os completadores de palavras em teclados, NPCs em games, reconhecimento de imagem, sintetizadores, entre outros. Se quiser compreender melhor a diferença entre as inteligências artificias gerais e outros tipos, acessa este link.
Mas e o tal ChatGPT? Porque todo mundo fala dele? Como funciona e pra que serve? Posso usar e como faço pra me inscrever ?
O ChatGPT é o nome do chatbot criado pela OPEN AI, uma empresa de inteligência artificial, e usa a tecnologia GPT-3 que vou explicar mais pra frente. Ele é o mais famoso chatbot, mudou tudo e se tornou assunto no mundo inteiro.
Chatbot é um programa de computador que gera texto automaticamente mantendo um fluxo de conversação. Você provavelmente já usou um quando entrou em contato com alguma loja pelo whatsapp e ela respondeu instantaneamente com algumas opções como escolha de produto. Ou quando você entra em contato com uma empresa de serviço como operadora que coleta informações suas antes de iniciar o atendimento com um ser humano.
Acontece que, até então, esse bot era ineficiente, não compreendia as perguntas e era limitado a questões curtas e simples. O jornal Times chamou ele de "o único chatbot realmente útil que existe." Aí você talvez se pergunte, porque o ChatGPT causou este alvoroço?
Dois motivos. O primeiro é que ele realmente impressiona com uma fluência de escrita e compreensão de texto, interpretação e redação incríveis. Mas já tínhamos visto isto antes - bem pelo menos quem acompanha tecnologia e é geek. Aí que vem o segundo motivo que bombou o ChatGPT: ele foi liberado para acesso público.
Isso muda tudo. Saber que um engenheiro maluco da Google estava conversando com um chatbot e acreditou que estava vivo era uma coisa (veja este caso aqui). Outra coisa completamente diferente é você mesmo poder conversar com um chatbot e até encontrar-se desconcertado se aquilo ali realmente é um robô ou se é um humano te pregando uma peça.
Pois é. Alan Turing estaria impressionado também.
Desde essa popularização toda, ele já foi colocado pra responder questionários, criar listas, filmes, roteiros, livros, criar páginas de internet, blogs e aplicativos e é usado por profissionais de todas as áreas imagináveis para automatizar trabalho ou agilizar processos.
Se você também quer usar, basta criar uma conta no site chat.openai.com e aguardar a disponibilidade da rede, já que o uso intenso ás vezes deixa o sistema indisponível. A versão gratuita usa a tecnologia GPT3 e a versão paga usa GPT4, que vou explicar mais abaixo. Mas para a maioria das tarefas, ele funciona muito bem na versão gratuita e você pode criar várias conversas paralelas que ele irá se lembrar do que foi conversado durante um tempo. Não perca tempo e crie sua conta também pois é grátis e você irá se surpreender.
Se no seu trabalho você não precisa disso, você pode pelo menos fazer experiências como perguntar coisas interessantes.
Mas como funciona este sistema? Qual é o tipo de tecnologia por trás do ChatGPT?
É importante acrescentar que o chatGPT é uma inteligência artificial fraca, baseada em linguagem, sem a capacidade de compreender o mundo e, sequer o texto que ela produz.
O GPT é o tipo de inteligência artificial, como veremos abaixo. Ele pode ser usado pra gerar outras formas de tecnologia como imagens e sons. Mas no ChatGPT ele está aplicado ao Processamento de Linguagem Natural (PLN).
O GPT já está caminhando pra sua 5ª versão (até onde sabemos- vai saber o que há dentro dos labs das empresas).
O GPT-1 foi o primeiro modelo da OpenAI a usar a arquitetura Transformer e contava com 117 milhões de parâmetros. Embora gerasse texto coeso e fluido, tinha algumas limitações. Já o GPT-2, lançado em 2019, com 1,5 bilhão de parâmetros, gerava sequências de texto mais realistas e coesas, mas enfrentava dificuldades em tarefas que requeriam raciocínio e compreensão contextual complexos.
Em 2020, a OpenAI lançou o GPT-3, com 175 bilhões de parâmetros, tornando-o capaz de gerar respostas sofisticadas em uma ampla gama de tarefas de PLN.
A última geração da série GPT, o GPT-4, lançado em 2023, apresenta melhorias nas capacidades do GPT-3, como a entrada de imagens e sua interpretação e a compreensão de contextos complexos.
Há algumas polêmicas envolvendo esta e outras tecnologias de Inteligência Artificial. Quer saber mais? Clique aqui.
0 Comentários