O que é metaverso?

 Afinal, o que é Metaverso?

 

Você já deve ter escutado este termo na TV, na internet, nas redes sociais ou até mesmo colegas do trabalho e amigos comentando e talvez visto dezenas de pessoas explicando, cada uma de um jeito.

Se você não tem ideia do que se trata e quer saber de uma forma prática, basta continuar nesta página para aprender claramente. Depois de ler este artigo, você poderá inclusive opinar e ensinar outras pessoas sobre o assunto.

 

Para começar, vamos pelo nome: a palavra "metaverso" é uma junção de universo e "meta" que significa "além". Isto é, de forma direta, além do universo. Estamos falando de mundos virtuais criados por computador que expandem nosso mundo.

 


Pronto, de forma simples você já tem a definição básica. É isso aí, espaços virtuais que podemos interagir além do nosso mundo. Mas se surgiram mais dúvidas do que esclarecimentos, não se preocupe, vamos esclarecer todas para você.

 

Para contextualizar, é preciso definir as diferenças básicas entre um mundo virtual comum e um metaverso. Afinal, há décadas já conseguimos criar mundo virtuais. Podemos vê-los em jogos de videogame e computador. Pistas de corrida, montanhas para se aventurar, ambientes totalmente virtuais gerados por computador.

 

Então porque não chamamos de Metaverso esses mundos virtuais?

 

Simples, não há interatividade para entretenimento útil, trabalho e relações de negócios, personalização e representatividade das pessoas e nem socialização.

 


Nos jogos mais antigos, não era possível nada mais que jogar nas regras do jogo e do ambiente virtual com outra pessoa numa disputa. Não havia comunicação com o outro jogador. Mesmo nos jogos mais novos, que acontecem online e já possuem comunicação via chat ou fone de ouvido, não temos liberdade no espaço para interagir com qualquer coisa, sair do contexto geral, conversar livremente, criar negócios ou socializar. Apesar da comunicação, o objetivo de todos ainda é a meta do jogo.

 

Há alguns games, contudo que são citados como uma tentativa de interagir como uma segunda vida mesmo. Sem meta de disputa, para socializar, conversar e personalizar sua aparência (na verdade de um avatar) e ser quem você quiser. Esses exemplos são Second Life e Habbo. Mas há diversos outros.

 

Há alguns jogos de smartphone que focam na interação com os usuários, permitindo não só jogar, mas criarem famílias virtuais, casar, ter filhos, entre outras coisas.

 

Mas existe um elemento que muda tudo isso ainda. A imersão.



Se você não teve a oportunidade de usar um óculos de realidade virtual, não sabe o que é ser transportado para dentro do mundo virtual em vez de olhá-lo por uma tela de TV ou celular. Se mover de verdade dentro de um ambiente virtual torna o metaverso o que ele realmente é: Um novo universo para visitarmos.

 

A pandemia acelerou muitas coisas, todos sabem. Quem não usou o Teams da Microsoft ou o Meet do Google para videoconferência, aulas remotas, reunião de negócios ou marketing, também não imagina o que o metaverso pode fazer no futuro. Imagine você criar uma sala para receber clientes e fornecedores. A sala terá uma mesa central grande, como nos filmes, iluminação adequada, janela ampla com visão de edifícios envidraçados, cadeiras e um projetor para a apresentação. Um grande custo, você deve pensar, talvez muito tempo para criá-la. Que tal alugar? Boa ideia? Mas dois clientes importantes estarão atarefados nos próximos dias e terão apenas duas horas livres - o que não permitirá chegarem a tempo da reunião. Aliás, um deles nem está no país.

 

Aí você conecta um servidor e cria uma sala única protegida e privada, manda o link de acesso para os seus clientes com a hora marcada e cada um acessa de onde estiver, usando um óculos VR. Possibilitará a todos se verem, se comunicarem e interagirem como nunca antes foi possível.

 

Outra coisa importante para acrescentar na receita: 5G. Todos sabem o quanto uma conexão de vídeo simples pode falhar, mastigar e travar nas redes de internet atuais. Imagine um ambiente inteiro gerado por computador, processar gráficos e movimentos de várias pessoas, vozes e som ambiente, interações e sincronizar tudo isso. Sem uma rede segura e confiável, o metaverso é totalmente inviável.

 

Outra coisa importante que vai te deixar maluco é: Não existirá apenas um metaverso! Serão vários!

Falamos hoje do metaverso como falamos da internet, como uma coisa única. Mas na verdade não será um ambiente e muito menos controlado só pelo Meta (novo nome da empresa do Facebook Inc, empresa de Zuckerberg.), serão vários ambientes, salas, mundo, planetas, cidades virtuais, etc. Assim como você pode sair de um site e ir para outro, ou trocar um jogo de aventura e ir para um de corrida no seu videogame, o metaverso serão milhares de ambientes virtuais cada um com suas características.

 

Claro que tudo isso ainda está no início. Mas neste blog você irá explorar o que poderá acontecer no futuro, como o metaverso mudara nossas vidas, quais atividades faremos mais no metaverso e quais no mundo real, com será a educação, como serão os negócios, o dinheiro, as personalidades, o preconceito, os problemas sociais, entre outros assuntos incríveis que vamos conversar aqui.

 

Quer saber mais? Clique nas outras páginas na parte superior do blog.

Quer ter uma noção de como será? Veja nossa indicação de filmes clicando AQUI.

 

Gostou do conteúdo? Deixe um comentário abaixo. Boa viagem

 

Dica de próximo conteúdo: filmes para entender como será o metaverso

Postar um comentário

1 Comentários

  1. Tem novidade sobre metaversos. Veja
    https://virtuaverse.blogspot.com/2022/08/metaverso2022.html

    ResponderExcluir